04/09/2018 Informativo da 31ª Sessão Ordinária realizada no dia 3 de setembro de 2018

Informativo da 31ª Sessão Ordinária realizada no dia 3 de setembro de 2018

Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nesta segunda-feira, três de setembro no horário das 19 horas, realizando a 31ª Sessão Ordinária de 2018.  No espaço destinado a Ordem do Dia desta Sessão Ordinária, foi deliberada a seguinte matéria:

 

1.  PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 084/2018 de autoria do Poder Executivo, que altera os dispositivos da Lei Ordinária n° 3018 de 20 de outubro de 2006, que institui o serviço de atendimento móvel de urgência - SAMU. Este projeto em sua primeira votação foi aprovado por 16 votos favoráveis com validade por duas votações e dispensada sua redação final.

Os Vereadores também aprovaram o PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 14/2018, que concede licença para tratar de assuntos particulares ao Vereador Felippe Luiz Collaço.

Através de requerimento encaminhado à Mesa Diretora e subscrito pela maioria dos Vereadores, integrou a Ordem do Dia da presente Sessão, com trâmite em regime de urgência especial, as seguintes matérias:

2. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 141/2018 (076/2018 na origem), de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural do Município de Tubarão, cria o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e institui o Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural de Tubarão. Este projeto em uma única votação foi aprovado por 16 votos favoráveis.

3. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 166/2018 (089/2018 na origem), de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar por conta da anulação de dotação orçamentária totalizando o valor de R$ 430.000,00 (quatrocentos e trinta mil reais). Este projeto em uma única votação foi aprovado por 16 votos favoráveis.

 

RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM PLENÁRIO

Apresentaram 21 requerimentos, quatro indicações, nove moções, um Projeto de Resolução e quatro Projetos de Lei.

 

VEREADOR ALEXANDRE SANTOS MORAES (PSD)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal. 

E-Mail:  Alexandre.moraes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0907

 

VEREADOR CARLOS ALEXANDRE DAS NEVES (PSDB)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal. 

E.Mail: carlos.neves@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0905

 

VEREADOR DALTON LUIZ MARCON (PSD)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal, informações sobre a disponibilidade do Poder Executivo, através da sua Secretaria de Infraestrutura, de realizar a restauração do calçamento na extensão na Rua Santos Dumont, trecho compreendido entre a Rua Coronel Cabral e Rua Altamiro Guimarães, no Bairro Oficinas. Justificou a solicitação em face dos inúmeros pedidos realizados por moradores e usuários daquela via, sua restauração, em virtude das péssimas condições de trafegabilidade.  (R 627)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal, informações sobre a disponibilidade do Poder Executivo, através da sua Secretaria de Infraestrutura, se há existência de projeto para drenagem e pavimentação da Rua Bernardino Antunes Teixeira, via localizada no bairro Santo Antônio de Pádua, trecho compreendido entre o nº 627 até o fim. Destacou que os moradores da referida via possuem interesse na execução do projeto de forma de parceria. Justificou a necessidade em virtude da precária condição de trafegabilidade da via, observada ainda a enorme quantidade de poeira formada em épocas de estiagem. Informou que foi solicitado pelo Sr. Hildo Silvério Braz, morador e líder da região.  (R 629)

E.Mail: dalton.marcon@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0925

 

 

VEREADOR DOUGLAS MARTINS ANTUNES (MDB)

Solicitou ao Sr. Samuel Silva, Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão, que informe se existe a possibilidade de se instalar redutores de velocidade na Rodovia Norberto Brunato. Justificou que ainda em 2017 fez a mesma solicitação e não teve resposta em nossa solicitação, enquanto continua acompanhando notícias de acidentes e atropelamentos na rodovia devido à alta velocidade dos veículos no citado trecho.  (R 619)

Solicitou ao Tenente Coronel Silvio Roberto Lisboa, Comandante do 5º BPM de Tubarão, para que se ampliem os serviços de ronda nos Bairros São João MD, Km 60, km 63 e Guarda MD. Justificou que a comunidade vem sofrendo com aumento da criminalidade na região, devido aos usuários de drogas, fazendo com que ocorram furtos e assaltos a residências e ao comercio local.  (R 620) 

Solicitou ao Sr. Daisson José Trevisol, Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Saúde, que informe se é possível disponibilizar para Unidade de Saúde do Km 63, um vacinador, e um dentista. Solicitou ainda a ativação da Sala do Dentista, ao menos uma vez por semana e a ampliação das cotas de exames. Justificou que esteve no local e recebeu estas solicitações tanto da comunidade quanto dos profissionais que atuam na referida unidade de saúde.  (R 621)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, para que informe se está previsto no cronograma de atividades desta Secretária o patrolamento e lastreamento de areão das vias públicas no Bairro KM 63. Justificou que a muito tempo as vias dessa comunidade não recebem manutenção, estando elas em estados lastimável, impossibilitando o trafego de veículos com segurança.  (R 622)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine estudos para que seja evitado alagamentos na Rua Martinho José de Campos, no Bairro São Bernardo. Justificou que, apesar de recentemente tenha sido colocado uma boca de lobo no local, a via pública continua alagando, causando transtorno aos moradores.   (R 631 )

Encaminhou “Moção de Condolências” aos familiares e amigos do Senhor José Pedro Silveira, mas conhecido como “Seu Zequinha”, com dor e pesar pelo seu falecimento neste dia 3 de setembro. Lembrou que “Seu Zequinha” deixou quatro filhos, oito netos e três bisnetos. Destacou ter sido uma grande perda não apenas para os familiares e amigos, mas também para toda a comunidade. Manifestou o seu profundo respeito, rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados.  (M 268)

Apresentou Projeto de Lei nº 163/2018, que obriga a manutenção de equipe de brigada profissional composta por bombeiros civis nos estabelecimentos que especifica.  

E.Mail: douglas.antunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0920

 

VEREADOR EVALDO GONÇALVES DE CAMPOS (MDB)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal, que informe qual é o prazo para a recolocação das academias retiradas para manutenção nos bairros de tubarão. Justificou que os utilizadores destas academias gostariam de alguma posição mais concreta sobre a data.  (R 630)

Encaminhou aos Familiares, “Moção de Condolências”, pelo falecimento de seu cunhado Afonso Pinheiro, 57 anos,  ocorrido neste último fim de semana em um acidente trágico na serra do Rio do Rastro, sendo ele meu cunhado. Externou que deixa esposa, dois filhos e duas noras e que o fato que entristeceu aos familiares, aos amigos que com ele conviviam. Manifestou sentimentos de dor e pesar, desejando que a Fé no Criador seja o conforto para os familiares e amigos.  (M 260)

Apresentou Projeto de Lei nº 164/2018, que dispõe sobre obrigatoriedade de cursos de primeiros socorros aos funcionários e professores de instituições de ensino do município de Tubarão.

Apresentou Projeto de Lei nº 165/2018, que dispõe sobre a utilização, nos prédios públicos, de sistema de captação de energia solar; captação, armazenamento e utilização de água proveniente de chuva; de telhados ambientalmente corretos, e dá outras providências.

E.Mail: Evaldo.campos@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0920

 

VEREADOR FELIPPE LUIZ COLLAÇO (PP)

Apresentou o Projeto de Lei nº 148/2018, que denomina de Professora Hilda de Godoy Bressan uma via pública localizada no bairro São Cristóvão neste Município.

E.Mail: felippe.collaco@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0903

 

VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a recuperação, urgente na camada asfáltica da Rua João Fernandes Lima, bairro Vila Esperança. Justificou que existem diversos buracos, os quais vêm causando problemas de mobilidade e segurança no trânsito. (X 000)   

E.Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0928

 

VEREADOR GILMAR NEGRO MACHADO (MDB)

Solicitou ao Sr. Dionísio de Quadros, Gerente Municipal de Trânsito e Mobilidade, que determina a abertura do canteiro central na Avenida Marcolino Martins Cabral, entre a Rua Guilherme Willeman e a travessa Jaime de Souza Inácio no bairro Passagem. Solicitou ainda, que informe se há possibilidade, após a abertura solicitada, o fechamento no canteiro central da mesma avenida, entre a Rua Teresina com a Igreja Santa Teresinha também no bairro Passagem. Justificou a necessidade pela mudança no transito da Rua Canada, bairro Passagem, sendo que esta via uma opção melhor para o transito e escoamento da Rua Canada, possibilitando uma melhor mobilidade naquele bairro. (R 599) 

E.Mail: gilmar.machado@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0902

 

VEREADOR GILSON PAES VIEIRA (PSDB)

Solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal e ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que informem se é possível efetuar um recapeamento em toda a extensão da Rua Rui Barbosa, trecho compreendido entre a Avenida Pedro Zapeline até o final da sua pavimentação no Bairro Congonhas. Justificou que esta via pública, mais conhecida por “Estrada da Congonha”, está com seu pavimento completamente esburacado e esfarelando em muitos locais, fazendo com que se torne perigoso trafegar pelo local, visto que muitos motoristas desviam abruptamente, sem sinalizar, para a faixa contrária, fato que poderá ocasionar acidentes. Em sendo possível, solicitou agilizar e informar para quando. Encaminhou as fotos deste problema.  (R 615)      

E.Mail: gilson.vieira@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

VEREADOR JOÃO GONÇALVES FERNANDES (PSDB)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal. 

E.Mail: joao.fernandes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0921

 

VEREADOR JOSÉ DOS PASSOS MACHADO MENDES (PSD)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal. 

E.Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0912

 

VEREADOR JOSÉ LUIZ TANCREDO (PSDB)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal. 

E.Mail: jose.tancredo@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0927

  

VEREADOR JÚLIO CESAR ÂNGELO RODRIGUES (PP)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, para que determine estudos de viabilidade, objetivando a manutenção, ou que seja refeita, da camada asfáltica de toda a extensão da Estrada Geral da Madre.  Justificou a solicitação em função da importância para os moradores, em ter uma rua com condições de mobilidade, e ainda pelo fluxo de transito da referida via. Considerando que a Estrada Geral da Madre está bastante danificada e é muito utilizada pelos moradores da referida comunidade, solicitou informar ainda, qual a possibilidade de realizar esta obra e se possível informar qual prazo estimado para a sua realização. (I 181)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, para que determine a execução de patrolamento e lastreamento com areão na Rua Paulo Luís Gomes, na altura do número 1779 no bairro de Santo Antônio de Pádua. Justificou que a referida rua está necessitando de manutenção urgente, visto estar praticamente intransitável e o lastreamento com areão fará com que a referida via tenha um melhor escoamento das águas pluviais, evitando o acumulo e consequentemente a formações de buracos na mesma. Por se tratar de um pedido dos moradores da referida rua, solicitou urgência no atendimento.  (R 614)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a manutenção asfáltica da Rua José Bressan no bairro Monte Castelo. Justificou que a referida via não está em boas condições para o tráfego devido aos inúmeros buracos, causando dificuldade e transtorno para as pessoas que por ali transitam. Ressaltou que a referida rua dá acesso ao cemitério Horto dos Ipês, onde diariamente muitas pessoas vão para lembrar e homenagear os seus entes queridos. Solicitou ainda que informe qual a possibilidade de realizar a manutenção na pavimentação na referida via.  (R 625)

Solicitou ao Sr. Dionísio de Quadros, Diretor Municipal de Trânsito de Tubarão, que informe se é possível efetuar um estudo de viabilidade para instalação de uma rotatória na Avenida Pedro Zapelini com a Rua Vereador Adolfo Machado, no bairro Santo Antônio de Pádua. Justificou que no local não há um acesso para o bairro, sendo necessário fazer um retorno muito distante, causando transtorno para esses moradores. Lembrou que um projeto binário entre a Avenida Pedro Zapelini e a Rua Annes Gualberto é uma solução para melhorar o transito no local. Destacou que a instalação de uma rotatória ajudaria nas questões da trafegabilidade de veículos, aumentando a praticidade para os motoristas que passam diariamente por ali.  (R 626)

E.Mail: julio.rodrigues@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

Considerando o contrato existente entre o Município de Tubarão e a Tubarão Saneamento acerca da expansão de águas em nossa Cidade e, considerando que não há previsão neste contrato acerca da expansão de águas nas áreas rurais, tão somente na área urbana, solicitou ao Sr. Joares Carlos Ponticelli, Prefeito Municipal, ao Sr. Paulo Canalis, Diretor Presidente da Tubarão Saneamento e ao Sr. Michel Szymanski, Presidente da Agência Reguladora de Águas – AGR que se agende uma reunião entre a Prefeitura Municipal de Tubarão, a AGR e a Tubarão Saneamento, no intuito de se se adequar o contrato existente para que todas as localidades rurais e urbanas possam ter atendimento no tocante às ligações de águas. (R 602)  

Solicitou ao Sr. Nilton de Campos, Secretário de Urbanismo e Mobilidade Urbana, que informe qual é a possibilidade de serem colocadas placas de limite de velocidade na Rua Coronel Collaço, principalmente entre a saída da ponte até as proximidades da Catedral Diocesana. Justificou que os veículos costumam trafegar em alta velocidade principalmente nos trechos entre a Rua Coronel Collaço no cruzamento com a Avenida Marcolino Martins Cabral, quando as sinaleiras da Rua Coronel Collaço abrem, bem com tendo em vista ser um trecho em que já aconteceram diversos acidentes, inclusive com pedestres tentando atravessar a via. (R 603)

Considerando que existe muito lixo, tais como: resto de construção, entulhos, limpeza de lotes e etc., sendo colocados/depositados ao lado do Centro Social Urbano, bairro Passagem; considerando que os moradores não tem condições de pagar um tele entulho, pelo fato de serem moradores de baixa renda e; considerando que os moradores não tem local apropriado para o depósito devido desse lixo, solicitou ao Prefeito Municipal Sr. Joares Carlos Ponticelli, que informe qual é a possibilidade de serem feitos estudos para ser destinado um local adequado para descartes de lixos, com o posterior recolhimento dos mesmos. Justificou a necessidade em face da grande quantidade de lixo sendo acumulado ao lado do Centro Social da Passagem, causando um grande desconforto para os moradores locais, inclusive com proliferação de insetos e mau cheiro, sendo que tendo um local adequado para o descarte, trará inúmeros benefícios para os moradores.  (R 624)   

E.Mail: luis.reis@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0924

 

VEREADOR MAURÍCIO DA SILVA (PPS)

Solicitou ao Sr. Joares Caros Ponticelli, Prefeito Municipal, que registre o Museu Ferroviário Tubaronense como Patrimônio Cultural Imaterial de Tubarão. Destacou que o  mencionado registro significa o reconhecimento do referido Museu como história viva de um dos principais fundamentos da economia tubaronense, a Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, que por décadas transportou carvão dos municípios vizinhos para o Lavador de Capivari, Sotelca, Eletrosul, hoje Engie, que pertenciam à Tubarão. Lembrou de ter sido, também, por décadas, o principal meio de transporte coletivo entre diversos municípios da Região, muito antes do ônibus. Justificou que ao registrar o Museu Ferroviário como Patrimônio Cultural Imaterial, contribuirá, também, para manutenção do importantíssimo acervo, composto por diversas locomotivas e mais de 10 mil itens, utilizados na época, uma vez que facilita a captação de recursos estaduais e federais. Contribui, ainda, para o fortalecimento do município de Tubarão, como roteiro turístico, a chamada indústria sem chaminé que muito emprega e oportuniza divisas para a cidade.  (R 616)

Solicitou ao Vereador Felippe Luiz Collaço, Presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, a concessão de espaço na Sessão Ordinária de 17 de setembro de 2018, para que o Sr.  Daisson José Trevisol, Diretor Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, possa apresentar o relatório de serviços prestados à população na área de saúde.  (R 617)

Solicitou ao Tenente Coronel Silvio Roberto Lisboa, Comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar que informe qual seria a possibilidade de efetuar policiamento ostensivo, inclusive com circulação de viaturas, em horários diurnos e noturnos no Bairro de São Martinho. Justificou a necessidade em face da grande incidência de furtos, roubos e assaltos, tanto em pessoas como em estabelecimentos comerciais. Lembrou que na madrugada de sábado dia 01 de setembro último, mais uma vez foi furtada a Loja Exclusiva nesta localidade. Destacou que a sensação de insegurança a cada dia aumenta mais.   (R 618)

Encaminhou às jogadoras do time de handebol de Tubarão, "Moção de Cumprimentos”, extensivo à toda comissão técnica, pela conquista, de forma invicta, do campeonato feminino de handebol, no último domingo (02/09/2018). Ressaltou que o título valeu como Eliminatória Regional para a Olimpíada Estudantil de Santa Catarina – OLESC, no município de Timbó, ao final do ano, foi conquistado em jogo disputadíssimo contra o município de São José. Ao tempo em que cumprimentou, permanece na torcida pela conquista do Título Estadual.  (M 262)

Encaminhou aos familiares de José Ribamar Libânio da Silva, "Moção de Condolências ”manifestando dor e pesar pelo seu falecimento na última semana. Destacou que Ribamar, como era conhecido, foi escritor refinado que tinha como estilo a literatura de cordel e de trovas. Ele era um grande trovador.  Escreveu, inclusive todo o livro Gênesis, da Bíblia, e publicou em forma de trovas.  Foi um dos fundadores da Academia de Letras de Tubarão (ACATUL), no ano 2000. Era titular da cadeira número 11 e tinha como patrono Horácio Nunes Pires. Salientou que a sua perda é muito sentida entre familiares, amigos e as tantas pessoas com as quais interagiu. Rogou à Deus, para que em sua infinita bondade, o mantenha no Reino da Glória e conforte os corações enlutados.  (M 263)

Encaminhou ao Sr.  Armando Machado Filho, Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região, "Moção de Cumprimentos” extensivo à toda diretoria e demais bancários, pelos 60 anos de fundação do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região, completados no dia 31 de agosto de 2018.  Relembrou que, nascido no ano de 1958, o referido Sindicato tem como objetivo representar os bancários perante os poderes constituídos, em defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais da categoria, envolvendo as questões de saúde, jurídicas e administrativas. Atualmente, o Sindicato possui em sua base territorial aproximadamente 700 associados, entre bancários ativos e aposentados, e abrange 16 municípios, sendo eles: Tubarão (sede), Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Jaguaruna, Lauro Müller, Orleans, Pedras Grandes, Rio fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Sangão e Treze de Maio. Pelas conquistas, o Sindicato foi reconhecido por meio de homenagens na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e na Câmara de Vereadores de Tubarão, entre outros.  (M 264)

Encaminhou ao Sr.  Marciano Michels, Presidente do SINDILOJAS; ao Sr.  Harrison Marcon Cachoeira, Presidente da CDL; ao Sr. José Paulo Barbosa Rebelo, Representante do SINDICONT; ao Sr. Norberto Brunato, Representante da OAB; ao Sr. Felipe Nascimento, Representante da CDL; ao Sr. Gilione R. Mendonça, Representante do SETRAM; ao Sr. Luiz Henrique Dalmolin, Presidente da AMPE  ao Sr. Edson Martins Antônio, Presidente da ACIT, "Moção de Cumprimentos”   extensivo às respectivas diretorias e associados, pela organização da campanha em favor dos candidatos da Amurel, nas eleições de outubro próximo. Destacou que mesmo com aproximadamente, 280 mil eleitores, somente Tubarão possui 78.125, mas se permanecer sem representantes na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, a Amurel, permanecerá, também, distante dos grandes investimentos e, consequentemente, do necessário desenvolvimento. Torce para que o Voto pela Amurel obtenha o engajamento das demais entidades empresariais da região e dos eleitores para que nossa região tenha representantes no âmbito estadual e Federal.  (M 265)

Encaminhou ao Dr. Jaime César Gelosa Souza, Cirurgião e endoscopista do aparelho digestivo da Clínica Provida, em Tubarão, "Moção de Cumprimentos”, extensiva à toda equipe, pela utilização da cápsula endoscópica que oportuniza maior visualização do tubo digestivo em toda a sua extensão, do esôfago até o reto. Lembrou que, como no intestino delgado é um pouco mais difícil de se ter acesso, por ter uma localização intermediária, ser mais longo e ter uma configuração complexa, a mencionada capsula, que não substitui a endoscopia convencional, e nem a colonoscopia, muito auxilia no diagnóstico das lesões do intestino delgado, onde outros exames não chegam a ter acesso. Ressaltou que com a medida, com certeza, as intervenções médicas serão mais adequadas.  (M 266)

E.Mail: Mauricio.silva@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0916

 

VEREADOR MOISÉS NUNES (PP)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução de manutenção no pavimento da Rua Annes Gualberto em frente ao número 2522, bairro Oficinas, devido ao um grande buraco e irregularidade nos paralelepípedos. Justificou a necessidade em face do péssimo estado em que se encontra, dificultando a locomoção de pedestres e prejuízos aos motoristas que ali trafegam.  (I 180)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que informe se existe projeto já elaborado para a pavimentação da Rua Lourival Modesto da Silva, bairro KM-63. Se não existir, solicitou informar se há possibilidade de sua elaboração, para possível pavimentação em parceria com os moradores. Justificou que a referida via se encontra praticamente intrafegável e que a pavimentação irá proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores. Enfatizou que o Posto de Saúde daquela comunidade está localizado na referida rua.  (R 623)               

E.Mail: moises.nunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0909

 

VEREADOR PAULO HENRIQUE LÚCIO (PT)

Encaminhou aos familiares, “Moção de Condolências’, pelo falecimento da senhora Lorilza Mateus de Oliveira, ocorrido na última sexta-feira, dia 31 de agosto. Ressaltou que Lorilza foi Técnica em Enfermagem e Técnica em Segurança no Trabalho. Filha e irmã de ferroviários da RFFSA, foi membro da Cooperativa de Conservação e Restauração de Equipamentos e Veículos Ferroviários - COOPERFERRO, trabalhando como Técnica de Segurança do Trabalho e Administradora. Trabalhou arduamente e com muita dedicação pelo Museu Ferroviário de Tubarão e pela proteção de seu acervo, dedicando-se por mais de 14 anos, sendo 5 anos deste período como Diretora Administrativa da Instituição. Também atuou como Diretora Financeira da Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor - SALV. Seu trabalho e seu valor ficarão na memória de nossa cidade como uma personalidade que batalhou pela preservação da cultura, história e patrimônio ferroviário de Tubarão e região. Deixou votos de que a fé no Pai possa apaziguar a dor nos corações de toda a família, e que permita que a dor se transforme em saudade, e seus ensinamentos permaneçam para sempre na memória e nos corações de todos.  (M 267)

E.Mail: paulo.lucio@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0929

 

Todos os trabalhos legislativos podem ser acompanhados pela internet através do Site da Câmara, ou no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, a partir das 19 horas.