10/07/2018 Informativo da 23ª Sessão Legislativa Ordinária realizada no dia 9 de julho de 2018.

Informativo da 23ª Sessão Legislativa Ordinária realizada no dia 9 de julho de 2018.

Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, nesta segunda-feira, 9 de julho no horário das 19 horas, realizando a 23ª Sessão Ordinária de 2018.  No espaço destinado a Ordem do Dia desta Sessão Ordinária, foram deliberadas as seguintes matérias:

1. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 278/2017 de autoria do Vereador Maurício da Silva, que denomina de Rua Luiz Redivo uma via pública localizada no Bairro São Cristóvão, neste Município. Este projeto em uma única votação foi aprovado por unanimidade.

2. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 062/2018 (014/2018 na origem) de autoria do Poder Executivo, que cria o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI e o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso – FMDI de Tubarão. Revoga a Lei N°3257, de 25 de novembro de 2008, e dá outras providências. Este projeto em sua segunda votação foi aprovado por unanimidade sendo dispensada a sua redação final.

3. PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 035/2018 de autoria do Vereador Gelson José Bento, que declara de utilidade pública a Associação Recreativa Ginástica de Tubarão - SORGITU. Este projeto em sua primeira votação foi aprovado com 14 votos favoráveis e duas abstenções.

4. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N° 012/2018 (012/2018 na origem) de autoria do Poder Executivo, que institui o tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado aos pequenos negócios no âmbito do município, em conformidade com as normas gerais previstas no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei Complementar Federal n°123, de 14 de dezembro de 2006, e suas atualizações. Este projeto em sua primeira votação foi adiado por “Vista” concedida ao Vereador Alexandre Santos Moraes.

5. PROJETO DE LEI Nº 86/2018, (034/2018 na origem) de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 3547/2010 que criou o programa 'Endereço Legal', acrescentando a forma de concessão para instalação e manutenção de placas e conjuntos toponímicos de identificação de logradouros públicos mediante a exploração publicitária nestes, insere o Anexo Único, e dá outras providências. Este projeto em sua primeira votação foi adiado por “Vista” concedida ao Vereador José Luiz Tancredo.

Os Vereadores também aprovaram o PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 009/2018, que concede licença ao Vereador Douglas Martins Antunes.

Através do requerimento 475/2018 encaminhado à Mesa Diretora e subscrito pela maioria dos Vereadores, integrou a Ordem do Dia da presente Sessão, com trâmite em regime de urgência especial, dispensado os pareceres das Comissões Técnicas e Redação Final, as seguintes matérias:

6.  PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 118/2018 (053/2018 na origem), de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar por conta de anulação de dotação totalizando o valor de R$ 28.500,00 (vinte e oito mil e quinhentos reais). Este projeto em uma única votação foi aprovado com 15 votos favoráveis e um contrário.

7.  PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 119/2018 (061/2018 na origem), de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a firmar Convênio com a Associação Congregação de Santa Catarina - Hospital Nossa Senhora da Conceição, através da Fundação Municipal de Saúde. Este projeto em uma única votação foi aprovado por 16 votos favoráveis.

 

RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM PLENÁRIO

Apresentaram 22 requerimentos, cinco indicações, sete moções, dois projetos de Lei e um projeto de Resolução.

 

VEREADOR ALEXANDRE SANTOS MORAES (PSD)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E-Mail:  Alexandre.moraes@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: (48) 3621.0907

 

VEREADOR CARLOS ALEXANDRE DAS NEVES (PSDB)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E.Mail: carlos.neves@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0905

 

VEREADOR DALTON LUIZ MARCON (PSD)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E.Mail: dalton.marcon@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0925

 

VEREADOR DOUGLAS MARTINS ANTUNES (MDB)

Solicitou ao Sr. Daisson José Trevisol, Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Saúde, que encaminhe a esta Casa Legislativa um levantamento sobre a situação em que se encontra as campanhas de vacinas. Justificou que com este levantamento, poderemos estar alertando a população para buscarem os postos de saúde e serem vacinados. (R 473)

E.Mail: douglas.antunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0920

 

VEREADOR EVALDO GONÇALVES DE CAMPOS (MDB)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E.Mail: Evaldo.campos@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0920

 

VEREADOR FELIPPE LUIZ COLLAÇO (PP)

Solicitou ao Sr. Dionísio de Quadros, Gerente Municipal de Trânsito que informe se há possibilidade dos semáforos, ficando no modo intermitentes amarelo – modo de atenção. Justificou que a medida traria segurança aos motoristas que trafegam a partir desse horário nas ruas, tornando-os menos vulneráveis às situações de risco. (R 474)

Solicitou ao Presidente da Câmara, que agende a realização de uma Sessão Solene, em comemoração aos cinco anos do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, em atuação no município de Tubarão.  Justificou que o IFSC é uma instituição pública federal de ensino que atua na oferta de educação profissional, científica e tecnológica, oferecendo cursos nos mais diversos níveis: qualificação profissional, educação de jovens e adultos, cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. A entrega do campus ao Município de Tubarão ocorreu no dia 26 de junho de 2015. Atualmente a abrangência educacional alcançada pelo Instituto promove a valorização e qualificação da mão de obra na nossa região, além de oportunizar melhoria na qualidade de vida de centenas de cidadãos que buscam o aprimoramento através do estudo. (R 480)

Apresentou Projeto de Lei nº 117/2018, que dispõe sobre a proteção da população de “Tursiops Truncatus”,  Boto Pescador, pela extensão do Rio Tubarão localizada neste município, através da proibição de tipos de artes de pesca consideradas nocivas a espécie.

E.Mail: felippe.collaco@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete 3621-0903

 

VEREADOR GELSON JOSÉ BENTO (PP)

Apresentou Projeto de Lei nº 116/2018, que denomina de Rua Ignês da Rosa Goulart, uma via pública localizada no Bairro São Martinho, neste Município.

Solicitou ao Sr. Caio César Tokarski, Prefeito Municipal em exercício, que informe qual é a possibilidade de melhorias no Parque Linear Beira Rio Margem Direita Waldemar Colonetti e do Parque Linear Beira Rio Margem Esquerda Valmor Silva, trecho entre as pontes Dilney Chaves Cabral e Orlando Francalacci. Justificou que ao longo dos Parques existem pontos inacabados, que com os períodos de chuvas formam-se bolsões d'aguas, dificultando a caminhadas das pessoas que utilizam o referido local. (R 470)

E.Mail: gelson.bento@camaratubarao.sc.gov.br -  Fone Gabinete: 3621-0928

 

VEREADOR GILMAR NEGRO MACHADO (MDB)

O vereador não apresentou trabalhos individuais na presente Sessão. Participou dos trabalhos apresentados coletivamente, das discussões e deliberações ocorridas no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, da Câmara Municipal.

E.Mail: gilmar.machado@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0902

 

VEREADOR JAIRO DOS PASSOS CASCAES (PSD)

Em conjunto com os Vereadores Dalton Luiz Marcon e Alexandre Santos Moraes, solicitou ao Sr. Caio Cesar Tokarski, Prefeito Municipal em Exercício, informações sobre a possibilidade de serem trocadas as lâmpadas queimadas ao longo da Rua Galdino José de Bessa e Rua Antônio Delpizzo Júnior, ambas no bairro Oficinas. Justificou haver uma grande quantidade de lâmpadas queimadas, trazendo riscos de segurança pública à população, observando que a escuridão toma conta das referidas ruas. (R 484)

E.Mail: jairo.cascaes@camaratubarao.sc.gov.br - Fone Gabinete: 3621-0912

 

VEREADOR JOÃO GONÇALVES FERNANDES (PSDB)

Solicitou ao Sr. Renato Carlini Camargo, Diretor da Tubarão Saneamento S.A, informações referentes ao atendimento do serviço de abastecimento de água no município de Tubarão, a saber: 1) Se a Tubarão Saneamento S.A atende localidades onde se enquadram na zona de expansão urbana de acordo com a lei 85/2013; 2) Se atende, quais as localidades atendidas; 3) Caso não atenda, qual motivo pelo não atendimento das novas solicitações, principalmente nas áreas onde já existe rede de abastecimento; e 4) Qual a solução planejada por esta empresa para atender as solicitações de novas ligações de rede de água nestas localidades a fim de resolver o problema de muitos cidadãos tubaronenses que necessitam deste bem, precioso e fundamental para a sobrevivência humana. Justificou estar sendo procurado e questionado por inúmeros cidadãos residentes nessas localidades que necessitam de novas ligações de água, mas encontram muitos obstáculos e na maioria das vezes não são atendidos. (R 466) 

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução de limpeza na área verde localizada do loteamento Cidade Azul, COHAB, comunidade Guarda Margem Esquerda. Justificou que o mato tomou conta do local servindo de criadouros de insetos, animais peçonhentos e trafego de drogas que acabam trazendo risco à saúde dos moradores. Justificou ainda que esta área era para ser um espaço de lazer para os moradores e não motivo de transtorno e perigo. (R 472)

Solicitou ao Sr. Tarcísio Hemkemeier, Secretário Municipal de Gestão, informações referentes as despesas da Prefeitura Municipal de Tubarão com as diárias no período 21/06/2012 a 31/12/2012, a saber: 1) Quais os funcionários efetivos e comissionados receberam diárias; 2) Qual o motivo das respectivas diárias; 3) Cópias dos ofícios assinados pelos funcionários solicitando as diárias; e 4) Cópias das notas com assinaturas e passagens com seus respectivos CNPJ’s. Justificou estar cumprindo umas das suas funções que é fiscalizar os poderes legislativo e executivo. (R 481)

E.Mail: joao.fernandes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0921

 

VEREADOR JOSÉ LUIZ TANCREDO (PSDB)

Em conjunto com os demais membros da atual Legislatura, encaminhou ao Sr. Marlon Collaço Pereira, Procurador Jurídico do Município de Tubarão e à Sra. Patrícia Uliano Effting, Procuradora Jurídica do Município de Tubarão, “Moção de Cumprimentos”, externando agradecimentos aos Procuradores Jurídicos do Município de Tubarão, pelos 10 anos no cargo. Destacou que o presente agradecimento é fruto do reconhecimento desta Casa Legislativa, em valorizar todo empenho e dedicação de Vossas Excelências, através desta singela homenagem, reconhecendo o esforço realizado para crescimento de Tubarão. (M 181)

Solicitou ao Sr. Caio César Tokarski, Prefeito Municipal em exercício, e ao Sr. Daisson José Trevisol, Diretor-Presidente da Fundação de Saúde, para que determinem uma fiscalização no centro de Zoonoses, como também informar o atual número de animais alojados e qual é a atual infraestrutura do centro de Zoonoses. Justificou que a Lei 3759/2012 em seu art. 6° determina que o centro de zoonoses mantenha as instalações limpas, arejadas, garantindo a comodidade e proteção de intempéries com dimensões adequadas ao porte dos animais. (R 477)

Solicitou ao Sr. Caio César Tokarski, Prefeito Municipal e ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, informações sobre a instalação do esgoto na Rua Venâncio Antônio Gaspar no bairro Santa Luzia, sobre a recuperação da rua devido a drenagem executada, visto que ficou material argiloso, impedindo que os automóveis possam transitar como também a taxa de instalação. Justificou que, conforme relato dos moradores, há um acordo com a administração pública de Tubarão para instalação do esgoto na rua Venâncio Antônio Gaspar, onde neste acordo os moradores arcariam com o material e a Prefeitura com mão de obra, todavia, os moradores alegam que agora há uma taxa de instalação que não foi informada com antecedência e além disso os filtros anaeróbicos. (R 482)

Apresentou Projeto de Lei nº 120/2018, que dispõe sobre a política de preservação do patrimônio natural, histórico e artístico cultural do município de Tubarão.     

E.Mail: jose.tancredo@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0927

 

VEREADOR JÚLIO CESAR ÂNGELO RODRIGUES (PP)

Encaminhou “Moção de Cumprimentos” ao jovem Alan Zabot, extensiva à toda Escola Adventista e voluntários, pela mobilização em parceria realizada na revitalização da praça ao lado do Colégio Santíssimo Sacramento “Irmãs Baianas”. Destacou que além da contribuição para a manutenção e revitalização do espaço, ocorreram manifestações artísticas, e uma integração entre os moradores e participantes. Desejou sucesso a todos que participaram dessa ação enfatizando a importância de atitudes como essas que são de suma importância para construção de uma sociedade ainda melhor. (M 180)

Solicitou ao Sr. Dionísio de Quadros, Gerente Municipal de Trânsito, que informe se há possibilidade de ser implantada uma faixa para pedestres na Rua Engenheiro Annes Gualberto, fundos do Colégio Santíssimo Sacramento conhecido como “Irmãs Baianas” no bairro de Oficinas. Justificou a necessidade pelo fato do grande número de alunos da referida escola, não terem segurança ao atravessar a rua, visto que o fluxo de veículos é muito grande, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos. (R 475)

Solicitou ao Sr. Dionísio de Quadros, Gerente Municipal de Trânsito, que determine a instalação de uma faixa para pedestres na Rua Galdino José de Bessa, especificadamente próximo à padaria Ki-Pão, localizado no bairro de Oficinas. Justificou que inúmeras pessoas e moradores do local reivindicam essa faixa de pedestres, pois vários carros passam pelo local, alguns em alta velocidade, causando assim uma grande preocupação com a segurança dos que transitam pelo local. (R 476)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução de lastreamento com areão na cabeceira da ponte entre a Rua Manoel Nunes e Andrino Sales Borges na Praia Redonda. Justificou que muitas pessoas transitam por essa ponte, principalmente crianças e seus pais, que a utilizam para levar e buscar seus filhos à escola. Salientou que muitas vezes, fica quase impossível de andar nesse trecho devido ao acumulo de água que fica nos dois lados da ponte. (I 121)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução de patrolamento e lastreamento com areão nas ruas do Loteamento Saul Vanderlind no bairro de Oficinas. Justificou que as ruas estão em péssimas condições de trafegabilidade devido aos inúmeros buracos causados pelas últimas chuvas, assim causado grande transtorno para os moradores que transitam pelo local. (I 122)

E.Mail: julio.rodrigues@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

VEREADOR LUCAS ESMERALDINO (PSL)

Considerando que no início da atual gestão, o Poder Executivo Municipal manifestou interesse em obter, por meio de cessão, as escolas Visconde de Mauá, em Oficinas, e Professora Angélica Cabral, no bairro São Bernardo; Considerando que naquela  oportunidade foi manifesta a intenção da prefeitura de transformar as duas unidades em Centros de Educação Infantil onde após as necessárias reformas poderiam  receber de forma adequada em torno de 300 crianças, as duas juntas;  Considerando a necessidade do município em ofertar vagas nesta área, solicitou  ao Sr. Mário Cezar de Oliveira, Diretor Presidente da Fundação Municipal de Educação e Cultura, que informe como estão os encaminhamentos e projetos para conclusão deste projeto iniciado em 2017. (R 464)

Considerando que a Rua Luiz Correa de Souza, já é uma importante artéria para escoamento do trânsito gerado pela comunidade do Bairro Humaitá de Cima, solicitou ao Sr. Nilton de Campos, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, que informe o que segue: 1) Há projetos para sua pavimentação e quando poderia se iniciar esta obra. Aproveito para sugerir que em contato com o DNIT de Tubarão, se verifique a possibilidade de implantar mão dupla, até o trevo da Rua Padre Geraldo Spettmann, com as sinalizações necessárias, objetivando diminuir-se os constantes engarrafamentos na Rua São João e Patrício Lima. (R 465)

E.Mail: lucas.esmeraldino@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0922

 

VEREADOR LUIZ GONZAGA REIS (PP)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, informar qual a possibilidade de ser realizada uma operação tapa buracos em toda da Estrada Geral da Madre. Justificou que a referida via encontra-se com muitos buracos, principalmente pela passagem constante de caminhões carregados, causando transtornos e dificultando a trafegabilidade com segurança. Ressaltou que os motoristas dirigem desviando dos buracos, podendo ocasionar acidentes. (R 471)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que informe se há possibilidade de efetuar o lastreamento com areão na Rua João Manoel de Oliveira, bairro São Clemente, em toda sua extensão. Justificou que a trafegabilidade nesta via pública está extremamente difícil, encontrando-se com inúmeros buracos, comprometendo o trânsito local. Ressaltou que no período de chuva, fica ainda mais difícil para os veículos e pedestres transitarem, conforme relato de moradores. Anexou fotos do referido problema. (R 483)

E.Mail: luis.reis@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0924

 

VEREADOR MAURÍCIO DA SILVA (PPS)

Solicitou ao Sr. Narbal Tadeu Machado, Coordenador da COSIP, que determine a manutenção na iluminação pública da Rua Galdino José de Bessa e Antônio Delpizzo Junior, visto que as lâmpadas dos postes nas imediações não estão funcionando. Justificou que os moradores estão às escuras tornando a referida rua um local perigoso ao que por ali precisam percorrer a noite. (I 119)

Solicitou ao Sr. Narbal Tadeu Machado, Coordenador da COSIP, que determine a devida manutenção da iluminação pública na Rua Servilha José Pedro Matei, bairro São João Margens Esquerda. Justificou que várias lâmpadas não estão funcionando, e a necessidade de iluminação noturna é um fator fundamental para a segurança dos moradores e usuários no período noturno. (I 120)

Encaminhou à Sra. Rosimeri Felácio, Diretora do Centro de Educação Infantil Walt Disney, em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, 'Moção de Cumprimentos”, extensiva à todos os funcionários, alunos, professores e comunidade, pela realização da magnífica festa Julina, ocorrida na última sexta-feira, 07/07, nas dependências da escola. Justificou que o evento ganhou relevância, pois - além de reviver as tradições, os costumes e os simbolismos juninos, mesmo ocorrendo no mês de julho – possibilitou a arrecadação de fundos para melhorias no ambiente escolar, ou seja, além de educativa, a festa buscou meios para oferecer melhores condições de trabalho para os professores e de estudos para os alunos. (M 175) 

Em conjunto com os demais Vereadores da atual Legislatura, encaminhou à Sra. Marajane Correa Bento, Diretora do Centro de Educação Infantil Divina Providência, 'Moção de Cumprimentos”, extensiva à todos os funcionários, alunos, professores e comunidade, pela realização da magnífico Chá Bingo, ocorrido no último sábado, 07/07, no salão paroquial de Santa Clara, comunidade de Vila Esperança, Humaitá. Justificou que o evento ganhou relevância pela organização e forma alegre que os professores e funcionários atenderam os participantes, possibilitou a arrecadação de fundos para melhorias no ambiente escolar e buscou meios para oferecer melhores condições de trabalho para os professores e de estudos para os alunos. (M 176)

Solicitou ao Sr. Dionísio Quadros, Gerente Municipal de Trânsito, que determine a instalação de lombada na Rua João Adolfo Corrêa, antes do entroncamento com a Rua Alexandre Silvério. Informou que naquele trecho já ocorreram diversos acidentes pelo fato de que quem transita da Rua Alexandre Silvério para a rua João Adolfo Correa não consegue visualizar os veículos provenientes da referida rua devido as curvas acentuadas no local. Justificou que a referida lombada forçará aos motoristas diminuírem a velocidade e consequentemente evitará acidentes e poupará vidas. (R 467)

Encaminhou ao Sr. Leandro Lima, Secretário de Estado da Justiça e Cidadania, em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura, 'Moção de Cumprimentos”, agradecendo por atender ao Requerimento nº 135/2017, de sua autoria, no qual solicitou instalação, com urgência, de scanners corporais (body scan) no Presídio Masculino de Tubarão. Destacou que o equipamento é fundamental para evitar a entrada de armas, celulares e drogas no Presídio e suprimir as revistas vexatórias nos familiares que visitam os detentos. Lembrou ainda, naquele requerimento, e reforçou neste, que a segurança no Presídio e a ressocialização dos detentos depende, também, da não superlotação; da separação dos detentos por periculosidade; do oportunizar estudo e trabalho; do monitoramento das visitas; do aumentar do número e do capacitar dos agentes prisionais; do evitar a evasão do semiaberto e do complexo todo e do agilizar os processos. (M 177)

Encaminhou ao Sr. Pedro Corrêa, Professor, Escritor e membro da Academia Tubaronense de Letras, 'Moção de Cumprimentos”, pelo lançamento, na última sexta feira, 06/07, na Escola Técnica de Comércio de Tubarão, do seu sexto livro intitulado “Crônicas de uma vida inteira”. Destacou que a obra é recomendada pela leitura de fácil compreensão e de alto poder instrutivo por narrar experiências que servem para orientação, em diversas situações, nos dias de hoje. Lembrou que “Seu Pedro”, como é conhecido, é um professor que dignifica a profissão de professor pela dedicação e pelo profissionalismo e que além de escritor é também pintor e escultor. (M 178)

Encaminhou à Sra. Simone Schramm, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, em conjunto com os demais vereadores da atual legislatura 'Moção de Cumprimentos”, por ter atendido ao requerimento número 449/2018 de sua autoria, aprovado por todos os vereadores, onde solicitou reconsiderar a decisão de suspender as matrículas de novos alunos para o segundo semestre de 2018 nos CEDUPS de todo o Estado. Ressaltou que, embora a retomada das matrículas foi parcial, representa alívio para centenas de jovens que tem nos cursos técnicos a qualificação para enfrentar com êxito o concorridíssimo mercado de trabalho. Ao mesmo tempo em que agradeceu, sugeriu a realização de estudos para apurar as reais causas da evasão nos cursos técnicos, que segundo divulgou a própria Secretaria chega a 40%. Consideramos, também, que impedir o ingresso de novos alunos não é, absolutamente, estratégia para combater a mencionada evasão. (M 179)

Solicitou ao Vereador Felippe Luiz Collaço, Presidente da Câmara de Vereadores, um espaço na Sessão Ordinária, do dia 30 de julho, para que o dr. Cristiano Alexandre Ferreira, Diretor Técnico e a senhora Patrícia de Toledo, Diretora Executiva possam apresentar o relatório das atividades do hospital Nossa Senhora da Conceição e investimentos feitos no mesmo. (R 468)

E.Mail: Mauricio.silva@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0916

 

VEREADOR MOISÉS NUNES (PP)

Solicitou ao Sr. Dorli Fernandes Rufino, Secretário Municipal de Infraestrutura, que determine a execução de manutenção na pavimentação da Rua Edino de Oliveira, em frente ao número 195, bairro Monte Castelo, devido a um buraco e irregularidades nas lajotas. Justificou a necessidade pelo estado em que se encontra a referida via, trazendo transtornos e insegurança aos moradores e motoristas que por ali transitam. (I 118)

E.Mail: moises.nunes@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0909

 

VEREADOR PAULO HENRIQUE LÚCIO (PT)

Solicitou ao Sr. Felippe Luiz Collaço, Presidente da Câmara de Vereadores, que conceda espaço em uma próxima Sessão Ordinária, e emita convite para a participação do Diretório Central dos Estudantes - DCE, da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. O objetivo da visita será o de discorrer sobre uma PEC que pretende destinar verbas as faculdades privadas. (R 478)

Solicitou ao Sr. Felippe Luiz Collaço, Presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, que que conceda espaço em uma próxima Sessão Ordinária, e emita convite para a participação da Caritas Diocesana Tubaronense. O Objetivo será o de discorrer obre o trabalho social com catadores de recicláveis e imigrantes. (R 479)  

E.Mail: paulo.lucio@camaratubarao.sc.gov.br  - Fone Gabinete: 3621-0929

 

Todos os trabalhos legislativos podem ser acompanhados pela internet através do Site da Câmara, ou no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, a partir das 19 horas.